Do título

Do título

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca."
( Dom Casmurro, Machado de Assis, cap. 32 )

segunda-feira, 18 de março de 2013

Flores no asfalto

O mundo todo acompanhou a tragédia em Santa Maria. A mídia sensacionalista se encarregou de fazer com que ninguém deixasse de ver as imagens. As fotos daqueles jovens, lindos, perfeitos, com a vida pela frente, chocaram e fizeram que muitos inclusive tomassem para si uma dor que não era sua. Ninguém ficou indiferente. Eu também não.
Semanas depois, por coincidência (nada é por acaso!, irão bradar os crédulos) na mesma cidade, a notícia de uma menina linda, de 3 anos, que vem desafiando um câncer, com a coragem e a garra que a grande maioria dos adultos não têm. Essa menina torce para um clube de futebol, identifica-se com um jogador, com um gesto dele que demonstra essa bravura.


E ela repete esse gesto, como quem desafia esse inimigo invisível. E sonha em conhecer o dono desse gesto, a quem passou a admirar como um ídolo. E ele, na primeira oportunidade, sem alardes, sem se aproveitar da situação pra aparecer, viaja quilômetros para visitar a sua "piratinha", como ela ficou conhecida.



Gabrieli, nossa piratinha, fez com que eu me emocionasse. Em meio aos escombros de uma tragédia ela vem e dá o seu recado:


Gabrieli Van Oudheusden Medeiros, piratinha querida, hoje eu vou dormir pensando em ti. Hoje tu me mostraste uma força e um destemor que eu gostaria muito de ter. Hoje tu te transformaste no meu exemplo. E tu és um só um bebê. Um lindo e perfeito bebê. Eu teria vergonha das minhas fraquezas se te encontrasse.


E Barcos, a quem eu já admirava como atleta, passo a admirar como um grande homem, e a ter orgulho de que vista a camisa do time pra o qual eu torço desde que tinha a idade da piratinha Gabrieli.

6 comentários:

Isa disse...

gente, que miúda linda...

Silvana Ferrari disse...

É linda, Isa, e é corajosa, e eu to apaixonada por ela.

flordelis disse...

que bom ter você de volta, e por esse motivo!

Silvana Ferrari disse...

Bom te ter aqui, Laine!

Anônimo disse...

E teve grande mobilização da imortal torcida tricolor nas redes sociais na qual fui ferrenho compartilhador de solicitações de visita deste grande homem, que atendeu este pequeno anjo a qual já teve considerável melhora e já deu alta do hospital. 21

Anônimo disse...

I got this web page from my buddy who told me гegarding this site anԁ now thіs time I am browѕing this website
and reading νеry іnfoгmative contеnt at
thіs time.

Also νisit my ωeb-site - silkn sensepil review