Do título

Do título

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca."
( Dom Casmurro, Machado de Assis, cap. 32 )

domingo, 23 de setembro de 2012

Whatever Works (Amém, Woddy Allen)

"Os ensinamentos básicos de Jesus são bem bonitos. E, a propósito, essa era a intenção original de Karl Marx. O que poderia ser ruim? Todos devem compartilhar com igualdade. Fazer pelos outros. Democracia. Governo pelo povo. São ótimas ideias, todas elas. Mas sofrem de uma falha fatal. Todas são baseadas na ideia falaciosa de que as pessoas são, essencialmente, decentes. Dê a elas a chance de fazer o certo e elas o farão. Elas não são estúpidas, egoístas, gananciosas, covardes, mentes pequenas. Fazem o melhor que podem. Só estou dizendo que as pessoas fazem a vida ser bem pior do que é, acredite, é um pesadelo sem a ajuda delas. Mas, no geral, lamento dizer: somos uma espécie fracassada."
(Trecho de um diálogo do filme Whatever Works, de Woody Allen)

O filme é de 2009, depois disso ele já fez outros geniais também, como Midnight in Paris, mas este sempre será meu favorito. Se você ainda não viu, assista porque é ótimo.