Do título

Do título

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca."
( Dom Casmurro, Machado de Assis, cap. 32 )

domingo, 27 de setembro de 2009

Enquanto isso, pelas gôndolas...


Então que a pessoa em mais uma de suas incursões pelo super se depara com uma barra de cereal sabor "Sinfonia de Nozes". Bonito.

Na sessão de higiene e limpeza, um esmalte com a cor "Possesão Rosa". Medo.
Aí a pessoa segue imaginando: quem inventou esses nomes estava sob o efeito de que substâncias? O que tem de errado com o sabor...hum...nozes? Eu até procurei o "orquestra de morangos", o "concerto de maracujás" ou ainda "castanhas à capela" mas não tinha, então, será que eu não podia vender essas ideias pra empresa que fabrica as barrinhas? E eu juro que pra pensar nesses nomes eu não tomei nada além do chimarrão de todo dia. Tudo bem que tons de rosa existem vários e a coleção é inspirada nos sete pecados capitais, mas...possesão é pecado? Capital? Eu sou do tempo em que não havia toda essa variedade de cores, sabores, marcas, que me deixam tonta na hora de escolher qualquer coisa, era tão fácil ir comprar wafer, por exemplo, tinha o mirabel e ... tinha algum outro? E iogurte era danone e chambourcy ( escreve assim? ). Ah, Sil, mas é muito melhor hoje, que existem muuuito mais opções pra gente escolher, dirão vocês. Beleza, nada contra, eu só queria saber como faz pra conseguir uma vaga pra criar esses nomes, porque se pode viajar desse jeito eu tenho várias ideias. E de cara limpa.